Super DicasEmpregoBahia TV

Está se preparando para uma entrevista? Confira 5 dicas para usar em uma entrevista

Há muitos empreendedores que precisam manter um emprego enquanto seus próprios negócios ganham mais força ou simplesmente querem manter os benefícios de um emprego, bem como o dinheiro extra gerado por um negócio de meio período.

Seja como for, há muitas razões pelas quais um empreendedor (presente e futuro) poderia participar de uma entrevista de emprego .

A primeira coisa que quero lhe dizer é insistir na idéia de que você tem que se preparar para cada entrevista de emprego, porque se cada nova oportunidade de trabalho surgir, você dedica tempo suficiente, suas chances de sucesso aumentam exponencial

Para dar alguns exemplos:

– Imagine que a pessoa que está entrevistando você possa ser seu futuro chefe. Seria uma boa idéia contar a ele sobre os sucessos que sua empresa alcançou, sobre o bom produto que eles fazem ou sobre a identidade que você tem com os valores, a missão e a visão do seu negócio.

– Qualquer entrevistador também gostaria que você mencionasse o que diferencia sua empresa das demais. Fale com conhecimento sobre suas políticas, clientes, produtos ou, em resumo, faça perguntas que lhe permitam saber que você conhece a empresa e a posição que irá ocupar.

Em geral, estas são algumas chaves para superar qualquer entrevista de emprego

1. Deixe uma boa primeira impressão
Esta é provavelmente uma das chaves mais importantes nesta parte do processo de recrutamento, uma vez que a maioria dos entrevistadores é capaz de tomar uma decisão apenas alguns segundos para ver o candidato.

Algo que sempre funciona para evitar uma má impressão é investigar qual é o código de vestimenta da empresa e ver como os outros funcionários em seu departamento se vêem. Acompanhe a sua imagem com um aperto de mão enérgico, mantendo a aparência e sorrindo de uma forma natural. Isso ajudará você a superar o primeiro contato.

Não se esqueça que a primeira impressão começa a se formar desde que você entra nas instalações da empresa, por isso seja gentil com todos que encontrar. Um recrutador usará todas as ferramentas à sua disposição para saber como você está, e uma delas pode ser tão simples quanto perguntar aos seus funcionários (funcionários do estacionamento, recepcionista, secretária, etc.) como você se comportou quando os conheceu. Se você os cumprimentou educadamente, você baixou os olhos e passou sem dizer olá ou talvez demonstrasse arrogância.

2. Não esconda suas falhas
Este é um passo importante, porque embora durante a entrevista você deva tentar explicar quais são seus pontos fortes, meu conselho é mostrar suas fraquezas o mais rápido possível.

Se você teve um problema no passado e foi expulso de um emprego por ter cometido um erro sério, você deve discuti-lo o mais breve possível. Esse tipo de coisa não demora muito para vir à luz, então explique-as com sinceridade e concentre-se em dar exemplos concretos que permitam ver como você superou essa situação.

3. Fale corretamente e faça perguntas relevantes
Conversar com seu interlocutor demonstrando algum conhecimento da empresa e do trabalho que você está apresentando oferece uma enorme vantagem.

Esse objetivo é fácil de alcançar se você dedicar tempo suficiente para preparar as perguntas que deseja fazer durante a entrevista e se incomodar em ler todas as informações disponíveis e referir-se tanto à empresa quanto ao trabalho que está apresentando.

Se você se incomodar em fazer essa pequena pesquisa, garanto-lhe que no dia da entrevista você verá que tem um interesse real nesse trabalho e que em pouco tempo poderá estar trabalhando como parte da equipe.

4. Gera empatia, deixa um traço
Às vezes você fala com alguém que você não conhece e, depois de cruzar algumas frases, sente que “clicou” de alguma forma. Observa que essa pessoa gostou de você e que você continuaria conversando com ela um bom tempo.

Bem, esse sentimento tem muito a ver com o fato de que os dois se assemelham e algo que surge inconscientemente. De repente, os dois começam a coordenar, falar e se movimentar da mesma maneira, como se cada um estivesse diante de um espelho.

A idéia é que, quando você se senta diante do entrevistador, compreende que ele também gostaria de conversar com uma pessoa que se pareça com ele, por isso é uma questão de aplicar conscientemente essa técnica especular. Isso significa adotar uma cadência e um tom de voz semelhantes aos seus, expressando-se com os mesmos gestos, assumindo a mesma postura corporal e demonstrando afinidade com o que você gosta ou não gosta.
Essa tática deve ser praticada e aplicada com cautela, pois, se for feita de maneira exagerada, pode ser tomada como uma zombaria.

5. Obrigado pelo tempo que você dedicou
Outra oportunidade para se destacar é terminar a entrevista e se despedir do recrutador. Na maioria dos casos, há muitos candidatos que dizem adeus e até esquecem a cortesia e mostram seus gestos e palavras algum descontentamento ou raiva quando a entrevista não foi tão bem quanto esperada.

Mas até o momento da despedida deve ser dedicado a mostrar o seu apreço ao entrevistador. Dizer adeus com a mesma energia e otimismo que você usou para cumprimentá-lo pela primeira vez, e dizendo-lhe sem rodeios, que você aprecia a oportunidade e o tempo que ele dedicou a você.

Aproveite a situação para pedir suas informações de contato ou seu cartão profissional. Dessa forma, você pode enviar uma carta de agradecimento, que qualquer recrutador levará em conta e, finalmente, reforça o objetivo: se destacar do resto dos candidatos.

Ver Conteúdo
Botão Voltar ao topo

VOCÊ ACOMPANHA AS VAGAS PUBLICADAS NO FEED E STORIE DO NOSSO INSTAGRAM @EMPREGOBAHIA1?

Adblock detectado

Por favor, desabilite o adblocker para visualizar vagas