Super DicasEmpregoBahia TV

Onde você se vê daqui a cinco anos? Evite clichês na entrevista

por EmpregoBahia.COM

“Onde você se vê daqui a cinco anos?” é uma das perguntas mais complexas da entrevista, mas é difícil responder sem recorrer a temidos clichês como “Eu só quero fazer algo que eu goste”, ou “Eu não tenho certeza”.

Por que os recrutadores estão tão interessados ​​em perguntar isso? Provavelmente porque é uma daquelas perguntas sorrateiras da entrevista para as quais sua resposta pode revelar muito mais do que você pode imaginar: se você tem um plano de carreira sólido e sabe o que quer fazer, até que ponto você tem conhecimento do cargo que está tentando e como você define o sucesso.

Por todas essas razões, essa questão tem uma tendência de colocar os entrevistados em pânico.

Aqui estão algumas dicas sobre o que os entrevistadores realmente querem ouvir:

Seja ambicioso, mas realista

Os entrevistadores sempre serão atraídos por candidatos ambiciosos – afinal, ninguém quer um funcionário que se sinta indiferente ao seu trabalho. Dito isso, você precisa ser realista em termos de quão rápido você pode alcançar cargos. Por exemplo, se você disser que quer liderar uma equipe de 20 pessoas dentro de três anos, e isso geralmente só aconteceria em um período de 10 anos na empresa com a qual você está falando, corre o risco de ser percebido como um pouco arrogante e despreparado.

Para evitar expressar aspirações descontroladamente irreais, faça sua pesquisa. Pesquise no site da empresa e nos perfis do LinkedIn dos funcionários atuais antes de sua entrevista, para procurar quaisquer dicas sobre o tempo que os membros da equipe levaram para serem promovidos.

Fale em termos de conquistas e responsabilidades

Outro erro comum que os candidatos cometem ao responder a essa pergunta é falar sobre dinheiro ou benefícios da empresa. Por exemplo, “eu quero ganhar x ou mais, ter um carro da empresa e x benefícios”. Na grande maioria das carreiras, talvez com exceção de recrutamento ou vendas, a motivação para ganhar grandes quantias de dinheiro ou obter benefícios, para a empresa nem sempre será vista como uma qualidade atraente. Isso fará com que um empregador pense que você está mais interessado nas coisas que acompanham a carreira que podem oferecer, em vez da carreira em si.

Em vez disso, sua resposta deve se concentrar em seu desenvolvimento profissional. Fale em termos de habilidades que você gostaria de adquirir ou daquelas que gostaria de usar, qualificações que gostaria de ter concluído ou responsabilidades que gostaria de ter.

Seja específico, mas flexível

Dar uma resposta vaga é outro erro comum. Por exemplo, “não tenho certeza, cinco anos é muito tempo longe. Eu podia me ver trabalhando em x área, mas também estou interessado em y”.

Os empregadores querem saber que você sabe o que quer. Afinal, contratar, treinar e desenvolver pessoas é um negócio caro – se você for sair daqui a seis meses, seu empregador perderá tempo e dinheiro.

Embora você certamente não deva mentir sobre seus planos, pode ser menos do que sincero se estiver considerando várias opções de carreira – apenas fale sobre seu interesse no setor que a empresa que você está tentando opera.

Embora as aspirações específicas sejam bem recebidas, a rigidez em suas ambições não será, então escolha suas palavras com cuidado. Em vez de dizer: “Preciso de ser promovido no prazo máximo de três anos e ficarei muito desapontado se não estiver a trabalhando para clientes importantes da empresa dentro de cinco anos”, poderia dizer: “Gostaria ter mais responsabilidade nos próximos três a cinco anos, idealmente eu estaria realizando projetos importantes para a empresa. ” A primeira resposta implica que, se a empresa não puder cumprir suas ambições, você ficará insatisfeito, enquanto a segunda resposta sugere um pouco mais de conformidade de sua parte.

Fale sobre suas ambições profissionais e pessoais

A menos que um entrevistador peça especificamente que você comente sobre suas ambições pessoais, a opção mais segura é evitar mencioná-las completamente. Dizer que você quer ser o capitão de sua equipe de tênis local, ter visitado o Japão ou ter esperança de casar-se com dois filhos pode não ser bem recebido. Os empregadores querem saber onde você vê seu trabalho em cinco anos, qualquer outra coisa é irrelevante e pode fazer você parecer pouco profissional e despreparado.

Enfatize o valor que você pode trazer para a organização

Embora à primeira vista a pergunta dos cinco anos pareça estar investigando suas ambições e vontades, você nunca deve perder uma oportunidade em uma entrevista para enfatizar sutilmente o que pode fazer pela empresa. Pode ser perspicaz terminar sua resposta com algo como: “De modo geral, quero fazer uma diferença marcante no X da sua empresa, ajudando a garantir e aumentar sua reputação atual como líder em Y e contribuindo para o crescimento e sucesso.”

Ver Conteúdo
Botão Voltar ao topo

SIGA O

NOSSO 

NOVO

CANAL

WHATSAPP

Adblock detectado

Por favor, desabilite o adblocker para visualizar vagas