Super Dicas

O que realmente significa seguir seu coração em sua carreira

Como você pode saber quando uma grande decisão de carreira é ideal para você? Se você está pensando em aceitar um novo emprego, mudar de carreira ou voltar a estudar, pode ter solicitado conselhos a amigos e colegas. Inevitavelmente, muitos lhe dirão para seguir seu coração. Mas o que exatamente isso significa?

Não significa ignorar os fatos em favor de seus caprichos ou preferências. Tampouco significa jogar cautela ao vento e prosseguir sem um plano. Quando se trata de tomar boas decisões de carreira, é importante saber o que seu coração deseja e o que o mercado irá suportar. Isso significa fazer muita pesquisa da alma, bem como sua pesquisa, antes de se comprometer com uma nova direção.

Como seguir seu coração e tomar a decisão de carreira certa para você

career decision
Caleb Jones / Unsplash

1. Avalie o valor de sua própria opinião

É natural procurar o conselho de outras pessoas quando você está tentando decidir sobre um emprego, uma carreira ou tomar outra decisão profissional importante. Um mentor, coach de carreira ou outro consultor de confiança pode fornecer informações valiosas. Só não se esqueça de se colocar nessa lista também.

É fácil se intimidar e procurar outras pessoas com mais experiência (ou talvez mais sabedoria ou sucesso percebido) em busca de respostas. Mas você conhece a si mesmo e o que funciona melhor para você do que ninguém. Por esse motivo, você deve valorizar sua própria opinião acima de todas as outras pessoas.Você aprendeu a importância de ser humilde quando criança? Bem, isso é ótimo. No entanto, mais tarde na vida, isso às vezes pode se traduzir em um diálogo interno que carece de convicção e confiança. Alguém que não valoriza sua própria opinião o suficiente pode se sentir atormentado pela dúvida. (“O que eu sei de qualquer maneira? Preciso conversar com o tal e tal para descobrir o que eles pensam sobre isso e então eu vou decidir.”)

É muito importante aprender a confiar e valorizar sua própria opinião. Coloca você no lugar do motorista de sua própria vida e carreira, que é onde você realmente deveria estar. Acredite em si mesmo e em suas opiniões. Caso contrário, um dia você poderá viver a vida de outra pessoa e não a sua.

2. Não ignore sentimentos negativos

Seguir seu coração nem sempre significa dar um salto. Às vezes, significa ouvir e honrar seus instintos menos otimistas.

Talvez você esteja acostumado a substituir emoções negativas. Se você está cansado, prossegue. Se você está estressado, tenta não pensar nisso. E, se você estiver entediado, ajuste sua abordagem para tornar o trabalho mais emocionante. Ser positivo e otimista pode dar um grande impulso à sua carreira , por isso há muito a ser dito sobre isso. No entanto, isso não significa que você deva ignorar seus próprios sentimentos difíceis quando eles surgirem.

De fato, fazer muito do que você não gosta pode criar maus hábitos que diminuem sua capacidade de determinar seus próprios gostos e desgostos. É ótimo avançar com positividade. Só não se esqueça de perceber quando algo o atrapalha intelectualmente ou emocionalmente.

3. Pare de tomar decisões com medo

Sammie Vasquez / Unsplash

Seguir seu coração pode ajudá-lo a tomar boas decisões. Quando você ouve a si mesmo, é mais fácil avançar na direção que mais lhe convier. No entanto, é muito fácil deixar o medo obscurecer a imagem. Portanto, é importante aprender a separar seus pensamentos baseados no medo dos demais.

Por exemplo, seus instintos podem estar lhe dizendo que é hora de mudar de emprego. Então, você começa a pensar que tudo pode dar errado. Medo e dúvida tomam conta. Logo, você se convenceu a ficar parado porque fazer outra coisa parece muito assustador.

Raramente é uma boa jogada agir impulsivamente, mas também não é uma boa idéia para tomar decisões por medo . Em vez disso, você pode aprender a identificar esses pensamentos como baseados no medo e dar um passo atrás, em vez de ficar preso neles. Em vez de permitir que emoções negativas se mantenham, pense nelas como um aviso para verificar se há buracos nos seus planos. Então, deixe a lógica determinar sua decisão final.

Aprender a separar seus pensamentos e sentimentos de medo dos autênticos é uma parte importante de aprender a confiar e seguir seu coração. Você não é seu medo. Quando você honrar seus medos e enfrentá-los, terá mais informações sobre seus verdadeiros instintos.

4. Entenda suas preferências e suas habilidades

Aprender a ouvir seu coração vem mais naturalmente quando você se conhece bem. Portanto, preste muita atenção a coisas como o que faz você se sentir alegre no trabalho, por exemplo. Quando você se perde no que está fazendo porque está muito concentrado e investiu na tarefa em questão?

Pode ser tentador manter a cabeça abaixada e continuar lendo sua lista de tarefas sem fazer uma pausa para esse tipo de auto-reflexão. No entanto, ouvir o seu intestino significa saber o que faz você feliz. Portanto, reserve um tempo para apreciar melhor suas próprias preferências no trabalho.

Da mesma forma, é importante ter um entendimento preciso de suas habilidades profissionais. Seja verdadeiro consigo mesmo sobre o que você é bom em fazer e onde precisa melhorar. Apreciar onde você está agora pode ajudá-lo a descobrir para onde deseja ir.

 

5. Observe como seguir o seu coração compensa

follow your heart
Guillaume Lorain / Unsplash

Você faz dezenas, senão centenas, de decisões no trabalho todos os dias. Às vezes, você provavelmente é movido pelo medo quando escolhe um caminho em detrimento de outro. E, em outros momentos, sua intuição impulsiona sua tomada de decisão. Pode ajudar a prestar atenção às conseqüências que seguem ações diferentes, enquanto você trabalha para aprender a seguir seu coração.

Há evidências científicas que apóiam a idéia de que usar sua intuição pode ajudá-lo a tomar decisões mais rápidas, mais confiantes e mais precisas . Além disso, você pode confiar melhor na sua intuição ao aprender a aplicá-la de maneira mais consistente e confiável. Você pode perceber que, quando você escolhe seu intestino, as coisas tendem a correr bem. Porém, quando você toma uma decisão com base na preocupação ou na tentativa de agradar aos outros, por exemplo, o resultado não é tão satisfatório.

Você deveria aceitar um emprego porque seu pai ficaria orgulhoso de você se você o fizesse? Ou esse curso de ação pode ser insatisfatório no final? Você deve evitar uma promoção porque tem medo de não estar à altura do desafio? Provavelmente é melhor tentar acreditar em si mesmo e deixar de lado esses tipos de medos autodestrutivos.

Aprender a ouvir o seu coração ajuda a mover sua própria voz lógica e autoconsciente para a vanguarda do seu processo de tomada de decisão. No final, isso deve ajudar a apontar sua carreira em uma direção positiva e gratificante.

6. Não se apresse em tomar uma decisão

Leva tempo para tomar boas decisões, especialmente se você está tentando equilibrar a pesquisa, a contribuição de seus consultores de confiança e seus instintos. Em Psychology Today , Jeremy Nicholson, Ph.D. explica:

… de acordo com pesquisas sobre decisões financeiras de Kirchler e colaboradores (2017), os indivíduos têm maior probabilidade de fazer escolhas arriscadas sob tal pressão de tempo.

Assim, quando estamos com pressa, chegamos a uma rápida conclusão que pode estar cheia de preconceitos e pressentimentos, em vez de pensar cuidadosamente nos fatos e nas informações. Portanto, o raciocínio rápido pode ser útil para decisões pequenas, habituais e cotidianas que não exigem muita deliberação – ou têm muitos riscos envolvidos. No entanto, se a decisão for mais complexa e importante, dedique um tempo para analisá-la completamente.

Às vezes, é claro, você terá que fazer uma escolha em um período limitado de tempo. Mas sempre que possível, dê espaço para tomar uma boa decisão. Isso pode significar estabelecer limites melhores com os colegas de trabalho ou aprender a colocar menos pressão em si mesmo. Faça o que for preciso para dar a si mesmo o tempo necessário para fazer a escolha certa.

7. Não se esqueça de descansar

É realmente difícil sintonizar sua própria sabedoria superior quando você está cansado, sobrecarregado ou não está no seu melhor. Reservar um tempo para cuidar de si mesmo é um pré-requisito absoluto para explorar sua própria orientação. Portanto, se você realmente quer aprender a ouvir o seu coração, priorize o autocuidado.

Tire um tempo para comer bem, exercitar-se e descansar bastante. E não deixe de passar algum tempo longe das pressões do trabalho também. Desfrutar de amigos e familiares e até mesmo se entregar aos seus próprios hobbies de vez em quando pode percorrer um longo caminho. Se você tentar tomar uma decisão profissional importante quando estiver super estressado ou degradado, talvez não seja fácil aproveitar o que seu coração está tentando lhe dizer. Você tem que estar calmo e descansado para isso.

 

Ver Conteúdo
Botão Voltar ao topo

VOCÊ ACOMPANHA AS VAGAS PUBLICADAS NO FEED E STORIE DO NOSSO INSTAGRAM @EMPREGOBAHIA1?

Adblock detectado

Por favor, desabilite o adblocker para visualizar vagas