ArtigosEmpregoBahia TVSuper Dicas

O que fazer para trabalhar fora

Neste novo artigo, gostaria de falar sobre as línguas como um fator fundamental de sucesso nas buscas de emprego na União Europeia .

Recentemente, um dos meus clientes fez uma viagem de negócios à Polônia pela primeira vez. Ela ficou surpresa com o fato de que, nas ruas, poucos falavam inglês e que a grande maioria das pessoas falava outras línguas (russo, alemão, ucraniano).

Sem dúvida, o inglês é um requisito obrigatório se você quiser trabalhar no velho continente, no entanto, o comando de outro idioma é mais do que uma vantagem para uma empresa européia oferecer um contrato de trabalho.

Inglês bilingue e nada mais

No nível do trabalho, falar apenas inglês em algumas regiões geográficas do mundo é suficiente!

Se você quiser, por exemplo, trabalhar no Oriente Médio, não precisará aprender árabe. Sem nenhum problema, você pode permanecer por vários anos nesta parte do planeta com o único conhecimento de inglês comercial. Empresas ou países não obrigam os estrangeiros a aprender o idioma local.

No entanto, no caso da Europa, é uma estratégia arriscada de busca de emprego dominar apenas o inglês. 56% dos cidadãos europeus são bilíngues e uma grande parte deles domina a língua de Shakespeare.

A grande maioria dos países da União Europeia aplica políticas de “preferências nacionais”, isto é, para um país europeu conceder um visto de trabalho, as empresas que buscam contratar profissionais da América Latina devem motivar e justificar a contratação.

Basicamente, os estados europeus, a fim de priorizar as instalações e garantir que o estrangeiro será integrado em suas sociedades, vai perguntar às empresas a seguinte pergunta: Por que recrutar uma pessoa estrangeira, se houver cidadãos europeus qualificados que possam ocupar este post?

Os diferentes perfis e trajetórias profissionais dos candidatos latinos permitirão que as empresas européias respondam a essa questão. Além disso, os idiomas que eles falam serão importantes, especialmente se você falar o idioma local.

O medo de falar com sotaque

O fato de falar uma língua diferente do inglês não é apenas uma questão política, mas também tem grande peso para as empresas.

Muitos grupos transnacionais aplicam políticas de recursos humanos em todo o mundo. Devido a problemas de custo, a tendência é que os funcionários trabalhem não apenas para um país, mas para vários.

Na Europa, as línguas são emblemáticas das culturas de cada país. Embora o inglês seja a língua de trabalho que prevalece nas empresas, sempre será muito bom receber especialmente quando você precisar negociar.

Ao longo da minha experiência de trabalho em Recursos Humanos, várias vezes percebi que as coisas fluem melhor, se você fala a língua local dos seus interlocutores. É uma questão de respeito e cortesia.

Posso assegurar-lhe que um italiano, um francês ou um alemão valorizarão muito mais o fato de você falar sua língua materna com faltas e sotaques do que se você falar com eles em inglês. A grande maioria dos países europeus tem uma história cultural muito importante, falando em inglês de certa forma é percebida como “uma submissão”.

Em um artigo anterior “Alemanha, o novo” El Dorado “para emprego?” Comentei que as decisões de empresas como a Volkswagen de tornar o inglês a língua oficial do grupo foram muito criticadas por políticos e pela população alemã. E não foi porque na Alemanha, você não fala inglês, pelo contrário! O que acontece é que a língua de Goethe é considerada pelos alemães como uma das razões do sucesso da economia alemã. Vai ser muito difícil para você ocupar uma posição de gestão na Adidas, Mercedes Benz, Bayer, etc, se você não dominar o alemão.

Se os profissionais da América Latina querem encontrar um emprego na Europa, recomendo trabalhar no assunto de idiomas. O inglês é considerado pelos recrutadores europeus como um requisito básico. Se você quiser fazer a diferença, cedo ou tarde, deve considerar em seu plano de carreira aprender outras línguas.

Ver Conteúdo
Botão Voltar ao topo

SIGA O

NOSSO 

NOVO

CANAL

WHATSAPP

Adblock detectado

Por favor, desabilite o adblocker para visualizar vagas