Exército Brasileiro abre concurso para Oficiais e Capelães
O Exército Brasileiro publicou dois editais visando o preenchimento de 31 vagas. Um dos editais possui 28 vagas destinadas ao Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e o outro edital possui 3 vagas destinadas ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães Militares (EIA/CM).
Vagas
Curso de Formação de Oficiais
Para disputar uma vaga neste curso, o candidato precisa ter no máximo 36 anos e altura mínima de 1,60 metros para homens e 1,55 metros para mulheres.
- Concurso Polícia Federal 2018 – 500 vagas
- Concurso IPHAN 2018 – 411 vagas
- Prepare-se: Simulados para concursos públicos
As 28 vagas serão distribuídas conforme a área de atuação: Administração (5), Direito (4), Estatística (1), Informática (5), Professor de Alemão (1), Professor de Biologia (1), Professor de Francês (1), Professor de História (2), Enfermagem (6) e Veterinária (2).
Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães Militares
Para disputar uma vaga neste estágio, o candidato precisa ter entre 30 e 40 anos e altura mínima de 1,60 metros para homens e 1,55 metros para mulheres.
Das 3 vagas de Capelão Militar, 2 são para Capelão Católico e 1 para Capelão Evangélico.
Inscrições
As inscrições serão realizadas apenas via internet, através do site www.esfcex.eb.mil.br.
O período de inscrição já iniciou e vai até às 15 horas do dia 03 de agosto de 2018.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 120,00.
Provas
A seleção dos candidatos será terá duas fases, sendo a primeira composta por um exame intelectual e a segunda composta por verificação de documentos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, revisão médica e, apenas para os candidatos à Capelães Militares, prova de títulos.
As provas objetivas serão realizadas no dia 16 de setembro de 2018 nas cidades de Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Boa Vista – RR, Brasília – DF, Campinas – SP, Campo Grande – MS, Cuiabá – MT, Curitiba – PR, Florianópolis – SC, Fortaleza – CE, João Pessoa – PB, Macapá – AP, Maceió – AL, Manaus – AM, Natal – RN, Palmas – TO, Porto Alegre – RS, Porto Velho – RO, Recife – PE, Rio Branco – AC, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, Santa Maria – RS, São Luís – MA, São Paulo – SP, Taubaté – SP, Teresina – PI e Vila Velha – ES.
O exame intelectual será composto por duas provas, uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos. Estas provas terão duração de 4 horas e cada uma delas valerá 10 pontos.
Para ser aprovado nesta etapa, o candidato precisará obter uma nota mínima de 5 pontos em cada uma destas provas.
O teste de aptidão física será composto por corrida de 12 minutos, flexão de braços e abdominal supra.
O curso de formação
Os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis serão convocados para realizar o curso de formação. Este curso ocorrerá no Rio de Janeiro, para os candidatos às áreas de Enfermagem e Veterinária e em Salvador – BA, para as demais áreas, inclusive para Capelães.
A duração deste curso será de 21 semanas para Capelães e de 37 semanas para os candidatos a Oficial do Exército.
Ao entrar no curso, o candidato a Oficial é considerado Primeiro-Tenente Aluno e o candidato a Capelão é considerado Aspirante a Oficial Aluno do EIA. Ambos, já são militares da ativa.
Ao concluir este curso, o aluno será considerado Oficial do Exército Brasileiro. Os alunos do curso de oficiais serão considerados Primeiro-Tenente e os alunos do curso de Capelães serão considerados Segundo-Tenente do Quadro Complementar, podendo ser lotados em qualquer região do Brasil.
Editais
As demais informações para ambas as seleções, se encontram em seus respectivos editais.
Sobre o Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro tem como missão garantir a soberania nacional através de sua força terrestre, sendo uma das três forças armadas do Brasil. O exército está subordinado ao Ministério da Defesa e foi criado em 1822.
Compartilhe
GRUPOS Telegram (RECOMENDADO) | Whatsapp
REDES SOCIAIS: Instagram | LinkedIn