ArtigosEmpregoBahia TVSuper Dicas

Como vencer o subemprego nos tempos atuais

A taxa de desemprego é de aproximadamente 12%, de acordo com dados mais recentes. Mas esse número não fornece uma imagem completa do mercado de trabalho no Brasil.

Em janeiro de 2020, aproximadamente 12% da população economicamente ativa estava desempregada. O que proporciona o aumento crescente de subempregos que geram uma renda para esse grupo.

Subemprego pode significar ter um emprego que não usa suas habilidades e educação. Normalmente esse tipo de emprego, você trabalha mais ou menos horas que o normal e salários sempre mais baixos. Subemprego é como ficar preso nadando na parte rasa da piscina quando você está acostumado a mergulhar em alto mar. Não é um lugar feliz para estar em sua carreira.

Por que alguns trabalhadores estão subempregados?

Os trabalhadores podem se encontrar subempregados por vários motivos. Alguns podem trabalhar em um setor super saturado de trabalhadores qualificados, enquanto outros podem está pouco qualificados no mercado de trabalho atual. Outros ainda podem ser forçados a conseguir empregos fora da sua área devido as condições atuais que agregam menos potencial a longo prazo por causa da dívida de financiamentos estudantis.

Poucos profissionais têm visão de futuro o suficiente sobre sua carreira para planejar colisões, desvios ou obstáculos. Para navegar na busca de emprego em 2020 e além, você deve oferecer um pacote competitivo aos possíveis empregadores. Você não deve apenas se preparar para sair do subemprego, mas também ficar fora dele.

Aqui estão 5 maneiras de sair do subemprego – e ficar de fora para sempre

1. Conecte-se com o seu setor

1: Conecte-se o máximo possível.
A melhor maneira de encontrar um emprego que use suas habilidades é em rede com pessoas que já têm esses empregos. Envolva-se em organizações e associações do setor e preste atenção nas certificações que outras pessoas estão obtendo em seu campo. Mesmo que não seja financeiramente viável seguir esse treinamento no momento, ajudará a saber o que seus colegas estão fazendo.

2: Contribua para a conversa do setor.
Crie credibilidade e experiência escrevendo artigos, whitepapers ou livros. Os empregadores procurarão validar suas habilidades. Colocar seu trabalho na frente de um especialista que fornece feedback positivo (especialmente em público) fornece alavancagem.

2. Invista na orientação

1 : Realize entrevistas informativas.
Organize entrevistas informativas com profissionais que estão em empregos ou setores que você deseja buscar. Nessas entrevistas, você pode perguntar como eles entraram no setor. Suas respostas fornecerão as ferramentas necessárias para você avançar. Além de adquirir informações de carreira, você também desenvolverá relacionamentos estratégicos essenciais.

2: Seja um mentor para os outros.
Ser generoso com seus recursos e conhecimentos o enquadrará como um mentor . Todo mundo ama pessoas prestativas que demonstram gratidão e que são as primeiras a levantar a mão para servir.

3. Continue aprendendo

1: Obtenha as certificações ou o diploma exigido.
Para muitos profissionais, uma certificação é mais atrativa financeiramente que um diploma universitário . Com o tempo, os diplomas de bacharel e mestrado podem oferecer ainda mais opções de progressão na carreira e possibilidades de salário.

2: Prossiga a aprendizagem ao longo da vida.
Para mudar sua carreira em direção aos seus interesses, dedique-se à aprendizagem ao longo da vida. A tecnologia facilita o aprendizado de novas habilidades de qualquer lugar . A atualização contínua de suas habilidades também tornará o seu progresso na carreira contínuo, pois promoverá a conscientização sobre as tendências que afetam a carreira.

4. Crie sua marca pessoal

1: Desenvolva uma marca pessoal consistente.
A busca de emprego de hoje exige que você mostre – e não apenas conte – a contratação de gerentes o que você pode fazer. É provável que os empregadores busquem no Google você no início do processo de contratação. Sem prova de suas habilidades ou reputação de bom trabalho, você se desqualificará.

2: Crie uma presença digital e um mecanismo de referência para futuros empregadores encontrarem você.
A procura de emprego em 2020 e além exige um portfólio digital do seu trabalho. É assim que os empregadores o encontrarão e contratarão. Ter um portfólio on-line o ajudará a demonstrar seus conhecimentos e a marca pessoal , o que o tornará memorável para os empregadores.

5. Supere as adversidades

1: Aprimore suas habilidades como Navy SEALS.
SEALS deve demonstrar pensamento inovador e adaptável como parte de seu treinamento. Eles são treinados para encontrar soluções para condições sem script em situações imprevisíveis . Embora você provavelmente nunca tenha condições adversas semelhantes, ainda é esperado que você se adapte e não dependa de um resultado com script.

2: demonstre domínio ao longo do tempo.
A maioria das pessoas ficaria surpresa ao saber que Martin Luther King Jr. recebeu uma nota “C” em falar em público na escola do seminário . Mais tarde, seus discursos inspirariam milhões a buscar a igualdade e a justiça. Dr. King é a prova de que o domínio está enraizado no trabalho duro. Seu trabalho pode nos inspirar a nos perguntar se podemos mostrar perseverança na presença da adversidade.

Ver Conteúdo
Botão Voltar ao topo

VOCÊ ACOMPANHA AS VAGAS PUBLICADAS NO FEED E STORIE DO NOSSO INSTAGRAM @EMPREGOBAHIA1?

Adblock detectado

Por favor, desabilite o adblocker para visualizar vagas