5 dicas de como dizer a um entrevistador que você foi demitido sem passar uma má impressão
1. Aceite suas emoções antes de pôr os pés na entrevista
Este deve ser o seu primeiro passo, antes você começa a buscar novas oportunidades ou a agendar entrevistas.
Se você não conseguir entrar nessa reunião com a cabeça fria e a capacidade de falar com calma sobre suas qualificações e sua experiência profissional anterior, gaste o tempo que for necessário no processo para processar o que aconteceu e encontrar o seu Paz.
Ninguém contrata cabeça quente. Bem, exceto, talvez, os clubes em busca de seguranças super intimidadores ou meios de comunicação que se orgulham de serem irritantemente polarizadores. Todos os outros empregadores esperam que um profissional de nível intermediário passe por suas portas. Seja essa pessoa.
2. Sem hesitar, explique sucintamente o que aconteceu
Menos é quase sempre mais neste caso. Se você recorrer repetidamente sobre o que aconteceu e por que explicar demais o negócio todo, parece um pouco superficial; como se você estivesse tentando encobrir algo.
O diálogo genuíno, honesto e sucinto, à la “Infelizmente, fui dispensado”, vai levar você muito mais longe. Lembre-se, você está falando com um humano. Todos nós, seres humanos, brincamos às vezes; alguns de nós foram demitidos de empregos. Lembre-se disso enquanto fala.
3. Discuta o que aprendeu e volte ao tópico
Nosso crescimento mais significativo à medida que os humanos geralmente seguem uma planta facial importante. Assim, depois de descrever o que aconteceu, você deve compartilhar com o entrevistador o que aprendeu com a experiência.
Compartilhe como você cresceu e como aborda seu trabalho e sua vida agora como resultado – e volte ao negócio de mostrar seus pontos fortes como candidato para esse cargo . Se você pode posicionar a experiência de aprendizado como uma vantagem para o próximo trabalho, melhor ainda.
Aqui está um exemplo:
Depois que perdemos a grande conta de cliente, em grande parte devido ao meu erro, passei muito tempo refletindo sobre a experiência do cliente e como garantir que eu mantenha o cliente em mente em tudo o que faço. Acredito que este será um grande trunfo para o meu próximo cargo.
4. Nunca fale mal do seu chefe ou empresa
Não importa o quão tentado você possa ser, e o quão forte você se sinta que você foi prejudicado, não vá lá. Você se parecerá com uvas ácidas e ninguém quer trabalhar com uvas ácidas.
5. Recapitule o que você tem a oferecer, deixando claro seu interesse
Para ajudar a garantir que a reunião termine com uma nota positiva, reserve um tempo para recapitular as principais coisas que você acha que pode entregar a essa organização, a esse entrevistador, antes de sair da reunião. Deixe bem claro que você pode atravessar essas portas e entregar o que a equipe precisa – e que você está muito interessado em fazê-lo.
E então saia de lá com a cabeça erguida e dispare um incrível nota de agradecimento no momento em que você voltar ao seu computador. Você entendeu isso.