Super DicasEmpregoBahia TV

5 Dicas para elaborar um currículo atrativo

Se você perguntar a 10 pessoas diferentes como criar um currículo atraente, é provável que você obtenha 10 respostas completamente diferentes e pelo menos algumas delas se contradizem. Agora veja como um profissional de aquisição de talentos, com experiência em RH e recrutamento em vários setores, escolhe um currículo

resume
Crédito da imagem: flazingo_photos / Flickr

Nesse mercado moderno, seu currículo precisa ser bem elaborado. Já se foram os dias de encaminhar seu currículo para um possível empregador e entregá-lo com sua assinatura, sorriso premiado e charme. Seu currículo é a última fronteira das primeiras impressões e pode fazer a diferença entre conseguir o emprego dos seus sonhos e chegar ao posto de desemprego.

Considere alguém que passou anos vasculhando pilhas e montes de currículos e aplicações: não existe uma bala de prata quando se trata de condensar toda a sua vida profissional em algumas páginas

  1. O Começo:

O começo, como Julie Andrews diz em The Sound of Music , é um ótimo lugar para começar. O cabeçalho do seu currículo deve ser claro, atraente e livre de desordem; considere esta seção o seu “aperto de mão virtual”. Como recrutador, as informações que pretendo obter do seu cabeçalho são seu nome, endereço de e-mail, local (cidade, estado) e uma espécie de “slogan”.

Por que não o seu número de telefone, você pergunta? Se eu estiver interessado em coordenar uma ligação com você, provavelmente entrarei em contato com você por e-mail. Nesse momento, posso solicitar o melhor número de contato. Quem quer uma ligação inesperada, AMIRIGHT ?! Ainda bem que você incluiu seu endereço de email no cabeçalho.

Por que não o seu endereço completo? Se uma empresa deseja usar o correio tradicional como principal meio de comunicação com os candidatos, atrevo-me a dizer que você não quer trabalhar lá de qualquer maneira.

“Tagline” ?! Por favor, pelo amor de tudo o que é bom, livre-se da antiga Declaração de Objetivo (aquela que geralmente começa jogando tímido: “Objetivo: ____”) em favor de um slogan personalizado. Seu slogan deve me falar um pouco sobre você, suas qualificações e sua carreira.

Caitlin Williams? MyEmailAddress@gmail.com ? Seattle, WA
Profissional de Aquisição de Talentos, dedicado a criar as melhores organizações da classe, aproveitando as habilidades superiores de seleção e seleção de candidatos, fortes relações estratégicas com os gerentes de contratação e suas equipes e uma paixão pela criação criativa de marcas de emprego.

  1. Conte sua história:

Seu currículo deve contar a sua história. Deve ser cronológico (experiência mais recente -> experiência mais antiga) e deve levar em consideração seu tempo.

A listagem em que você trabalhou na TechCompanyXYZ de “2010 – 2011” pode significar que você passou quase dois anos lá, mas também pode significar que você trabalhou lá por dois meses no Ano Novo. Deixe sua linha do tempo clara: você trabalhou na TechCompanyXYZ de março de 2010 a dezembro de 2011.

Dedique algum tempo para viajar? Diga isso! Explique a diferença de emprego.

Parceiro de aquisição de talentos, TechCompanyXYZ …………… .. … maio de 2010 – dezembro de 2011
[Viajou para o exterior: Europa, Rússia, Brasil] ……………………………… novembro de 2009 a abril de 2010
Recrutador de ciclo completo, EcommerceCompanyABC … ………………. Julho de 2006 – novembro de 2009

  1. Tudo sobre essa palavra-chave, out Sobre essa palavra-chave, sem prosa:

O advento de ferramentas tecnológicas como LinkedIn, Sistemas de rastreamento de candidatos (ATS; Taleo, iCIMS, Greenhouse, SmartRecruiters etc.) e várias placas de trabalho (Monster, CareerBuilder, Dice, Indeed, etc.) mudou fundamentalmente a maneira como os recrutadores encontram seu currículo. A melhor maneira de encontrar candidatos para as posições que pretendo preencher é usar cadeias de pesquisa booleanas em qualquer uma das plataformas mencionadas acima. (Sim, mesmo para pesquisar em nossos pools de candidatos diretos em nosso próprio ATS.) Ao criar seu currículo, lembre-se disso e faça sua pesquisa.

O que significa se tornar pesquisável? Abaixo, forneci um exemplo rudimentar de uma sequência de pesquisa booleana que posso usar para encontrar profissionais de vendas de software em Seattle. Observe que é tudo sobre palavras-chave.

[(“Vendas” OU “Executivo de contas” OU “Vendas internas” OU “Aquisição de novos clientes”) AND (“SaaS” OU “Software”) AND (“Seattle”) E (“Salesforce” OU “CRM” )]

Além de fornecer descrições específicas e significativas de sua experiência e realizações para cada função listada em seu currículo, você também pode incluir uma seção “Habilidades e qualificações”, na qual otimiza a capacidade de busca por palavras-chave.

Habilidades e qualificações:

    • Fornecimento de candidatos

Triagem de telefone

    • Entrevistando
    • Negociação da oferta
    • Qualificação de requisição
    • Mapeamento de talentos
    • Planejamento de pessoal
    • Sistema de rastreamento de candidatos
    • Pesquisas de cadeia booleana

Marca de emprego

  • Coordenação de recrutamento
  • Recrutamento de ciclo completo (FLC)
  1. Valorize seu currículo

Você deve pensar em cada centímetro quadrado do seu currículo como um imóvel extremamente valioso. Use com sabedoria.

Todo e qualquer marcador no descritor de sua experiência deve ser testado com perguntas como “Quantas vezes? Quantos? Com quem? Usando quais ferramentas? Para qual finalidade? Para qual público? Para qual time? Qual foi o impacto? ”. Quanto mais desses pontos de dados específicos você puder fornecer (e quanto mais quantitativos), melhor. Para um exemplo realmente simplista:

  • Preencheu todas as posições em aberto na organização de vendas

Torna-se…

  • Atingiu 102% das metas de aquisição de talentos em 2016, contratando mais de 72 profissionais de vendas acumulados no ano em todos os níveis da organização de vendas; possuir o processo de recrutamento do ciclo de vida completo (FLC) da qualificação da requisição para oferecer negociação e fechamento.

A pergunta mais comum (e feita … e feita …) que recebo é sobre o tamanho apropriado de um currículo. Esta é uma dessas perguntas em que você provavelmente obterá respostas conflitantes, mas minha regra geral é a seguinte: se você está tratando cada pedacinho do seu currículo como um imóvel valioso e preenchendo-o com pontos de dados relevantes sobre o seu educação, experiência e realizações e simplesmente não podem encaixar tudo em uma página … então não.

Com isso dito, se você ultrapassar a marca de uma página, é melhor ganhar esse excedente com conteúdo significativo e necessário. Empurre, estimule e brinque com suas opções de formatação. Revise (repetidas vezes) para garantir que você não ocupe espaço extra com redundâncias. Aliste seus amigos e familiares para oferecer novos olhos e verificar essas mesmas redundâncias ou oportunidades para condensar sua formatação. Se você ainda estiver acima de uma página depois de tudo isso, eu estou bem com isso.

  1. Primeiros passos:

Lutando para começar seu currículo? Comecei criando tudo: todas as responsabilidades que possuo, todas as conquistas que fiz e todos os reconhecimentos que recebi. Acho que acabei com uma monstruosidade de sete páginas. De lá, eu resumi até conter as informações mais importantes.

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o adblocker para visualizar vagas