Gostaria de trabalhar na Europa? Veja como ter um visto de trabalho
Muitos estudantes e profissionais da América Latina não estão bem informados sobre as diferentes formas de migração, especialmente sobre os específicos, como o visto para pessoas altamente qualificadas que querem trabalhar na Europa.
Existem vários tipos de vistos para exercer um trabalho no exterior, no entanto, a autorização de imigração mais eficaz para profissionais na América Latina que querem dar um salto internacional em sua carreira profissional é o visto para profissionais altamente qualificados (também conhecido como o cartão). Azul na União Europeia ).
A razão pela qual hoje decidi abordar essa questão foi porque muitos estudantes e profissionais da América Latina não estão bem informados sobre as diferentes formas de migração e acreditam que certos estereótipos e equívocos são verdadeiros.
Estereótipos e equívocos
“O visto para profissionais altamente qualificados é apenas para gerentes!” Ou “Os requisitos para obtenção de autorização são inatingíveis!”
Estas são algumas das declarações que ouço quando me encontro com clientes que querem construir o seu projeto para trabalhar na Europa. Felizmente, eles estão todos errados!
No que diz respeito às leis de imigração, existe um princípio legal compartilhado por quase todos os países do mundo. Isso pode ser resumido da seguinte forma: as empresas devem priorizar a população local e, se os departamentos de recursos humanos não encontrarem as competências desejadas, poderão contratar estrangeiros.
A União Europeia , ao contrário do resto do mundo, tem uma característica muito interessante: é a única área geográfica que considera todos os cidadãos dos países membros como “locais”.
Com base na base jurídica anteriormente mencionada, os diferentes países decidiram criar o visto de trabalho que é atualmente o mais utilizado no mundo: o visto para profissionais altamente qualificados .
Antes, as pessoas consideradas “altamente qualificadas” eram profissionais da natureza com habilidades difíceis de encontrar nos mercados de trabalho locais. No entanto, ao longo dos anos, essa definição evoluiu. Na grande maioria dos países (incluindo membros da União Européia), ser um profissional altamente qualificado não significa necessariamente que a pessoa seja um especialista ou gerente de uma grande empresa, mas que a pessoa tenha uma educação superior. .
Os diferentes governos do planeta buscam, ao contrário do passado, um grupo mais “específico” de imigrantes.
Requisitos
Na verdade, os requisitos de inscrição para um visto profissional altamente qualificado são mais fáceis de cumprir do que para obter um visto de estudante!
A razão dessa “simplicidade” é que grande parte do processo é feito pelas empresas e não pelo candidato estrangeiro. Devido ao exposto acima, você pode adivinhar o requisito número um para solicitar este tipo de visto de trabalho: você deve ter uma oferta de emprego de uma grande empresa ou uma PME de um setor estratégico.
Geralmente, existem dois outros requisitos importantes: o nível educacional e a renda do candidato .
Os latinos que desejam solicitar um visto para profissionais altamente qualificados devem ter um nível acadêmico mais alto, o que equivale a um mestrado para países como os Estados Unidos ou um diploma na Europa.
No que diz respeito ao rendimento do candidato, nos países membros da União Europeia, este requisito é muito variável. Em alguns países, como a França, você deve verificar um valor mínimo mensal igual a duas vezes o salário mínimo (€ 1525,47). Em contraste, na Alemanha, você deve ter uma renda anual de € 52.000.
Por sua vez, gostaria de acrescentar dois outros pontos que poucas pessoas sabem sobre este visto. A primeira é que você pode se candidatar se tiver um projeto de negócios na Europa ou se estiver cursando um bacharelado, um mestrado ou um doutorado (para este último caso, os requisitos de remuneração serão menores).
A segunda coisa que deve ser levada em conta, é que o Cartão Azul traz algumas vantagens para a operadora. Por exemplo, se você é casado e / ou tem filhos, a família tem direito a um visto de acompanhante que lhes permite trabalhar ou estudar no país europeu.
Espero que este artigo seja de grande ajuda na definição da estratégia de vistos para o seu projeto funcionar na Europa.