Artigos

5 perguntas difíceis da entrevista de emprego (e como respondê-las)

Poucas pessoas afirmam gostar de entrevistar para um emprego. É estressante tentar mostrar suas habilidades e descobrir se a empresa se encaixa em uma ou duas horas. Além disso, as perguntas que os gerentes de contratação fazem podem dar uma volta, especialmente se você não estiver preparado. Portanto, dedique alguns minutos para refletir sobre as perguntas mais frequentes – mas complicadas – da entrevista antes de sua próxima entrevista.

Interview
Crédito da imagem: BraunS / Getty Images

1. “Conte-nos sobre você…”

A primeira pergunta da nossa lista não é realmente uma pergunta. Colocar o desafio conte-nos sobre você a um candidato em perspectiva é uma maneira muito comum de iniciar uma entrevista. Para o entrevistado, pode ser difícil saber como lidar com uma pergunta tão aberta. Portanto, verifique se você está preparado para isso.

Reveja todo o seu histórico educacional e de carreira, mas não regurgite seu currículo. Em vez disso, articule as maneiras pelas quais seu caminho profissional levou você a esta entrevista de emprego . E explique como ele o preparou para um futuro brilhante com a empresa.

2. “Quais são suas maiores fraquezas?”

Quando solicitado a descrever suas maiores fraquezas, é importante evitar alguns erros comuns. Antes de tudo, não diga que você não tem nenhum ponto fraco. Todo mundo faz, então, responder dessa maneira faz com que você pareça menos consciente do que muitos empregadores gostariam. Além disso, fique longe de fazer aquilo em que você realmente diz uma força e a vista como uma fraqueza. “Eu me importo demais …” “… trabalho demais …” etc., não são boas respostas. Em vez disso, certifique-se de ser específico e conte uma história, se puder. (As pessoas gostam de histórias – isso ajuda a prestar atenção.) Explique uma habilidade na qual você está sinceramente trabalhando para melhorar agora. Isso demonstrará que você é auto-reflexivo e o tipo de pessoa que está sempre tentando melhorar.

3. “Quais são seus pontos fortes?”

Da mesma forma, os gerentes de contratação parecem gostar muito de pedir a possíveis contratados que descrevam seus pontos fortes. Portanto, prepare-se para esses tipos de perguntas com antecedência. Crie alguns adjetivos que descrevem seus melhores atributos profissionais antes de ir para a entrevista. Lembre-se de pensar nas habilidades profissionais práticas que você traz para a mesa, bem como nas características pessoais únicas que você contribuirá para a equipe. Destaque essas duas áreas ao enumerar seus pontos fortes. Isso ajudará as pessoas a entrevistá-lo a começar a imaginá-lo em seu ambiente de trabalho.

4. “Por que você quer trabalhar aqui?”

De todas as perguntas desta lista, é provavelmente essa a pergunta mais provável durante a entrevista, de uma maneira ou de outra. Portanto, não se esqueça de preparar cuidadosamente e cuidadosamente sua resposta com antecedência.

Pense em abordar isso em dois níveis diferentes: descreva como esse trabalho é o mais adequado para você e como você é o mais adequado para o trabalho. Explique como esse acordo beneficiará a empresa e por que você está motivado e sabe que é o ajuste certo para você.

Além disso, lembre-se de fazer sua lição de casa com antecedência para ter um bom entendimento da empresa e de sua missão antes de preparar sua resposta. Tente ser o mais específico possível ao responder a este.

5. “Quais são suas pretensões salariais?”

Há algum debate sobre se é realmente justo e ético solicitar aos funcionários seu histórico ou requisitos salariais. No passado, as listagens de empregos geralmente incluíam uma faixa salarial, mas isso é cada vez menos comum . Beneficia as empresas a tentar atenuar suas expectativas antes de mostrar suas mãos. Dessa forma, eles podem conseguir pagar um novo contrato menos do que o previsto.

Portanto, quando confrontado com essa pergunta comum, tente evitar oferecer um número primeiro. Existem várias estratégias que você pode empregar aqui que devem ser úteis. Resumindo, se você é forçado a fornecer um intervalo, verifique se ele é baseado no que é apropriado para o mercado, não no que você ganhou em funções anteriores. Faça a Pesquisa de salários da PayScale e obtenha um relatório de salário gratuito com todas as informações necessárias.

Diga-nos o que você pensa

Você já fez essas perguntas no passado? Como você os respondeu? Nós queremos ouvir de você! Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o adblocker para visualizar vagas